Notícias

 

Carteira Nacional de Habilitação e registro de veículo terão novo desenho á partir de 2017
 

A mudança será feita durante a renovação ou expedição de segunda via, a troca será gradual e sem custos.
Á partir do dia 01 de Janeiro de 2017

DETRAN ABRE 15 MIL VAGAS GRATUITAS PARA PRIMEIRA HABILITAÇÃO EM TODO BRASIL!

 

O projeto CNH Social foi criado pelo Governo Federal em 2011, por meio da Lei 9.665, esse programa tem o objetivo de disponibilizar a pessoas de baixa renda a possibilidade de obter a CNH gratuitamente, podendo ser a primeira habilitação, para os que desejam adicionar mais uma categoria á sua carteira ou até mesmo realizar a renovação da sua CNH. 

 

Essa atitude contribui aumentando chances para os profissionais envolvidos possam ingressar no mercado de trabalho, pois muitas vagas de emprego tem como exigência habilitação, os beneficiados pelo projeto poderão trabalhar como motoboy, motorista de caminhão ou de ônibus. Nesse artigo trazemos algumas informações necessárias e importantes para quem vai se inscrever na CNH Social 2016.

 

Quem pode se inscrever na CNH Social 2016

 

Essas vagas são destinadas a pessoas com baixa renda que não tem condições financeiras de tirar a habilitação ou mudar a categoria da mesma. Essas vagas são para pessoas com renda de até 02 salários mínimos e que estejam desempregados a mais de 01 ano, candidatos que não tenham nenhum registro na carteira de trabalho, que participam do programa Bolsa Família, alunos que estudem na rede pública que tenham um bom rendimento escolar, ex presidiários, candidatos portadores de necessidades especiais e candidatos que atuam como pequeno agricultor rural.

 

No ato da inscrição os candidatos deverão escolher apenas um dos seguimentos citados a cima mesmo que o mesmo se enquadre em mais de um. Além dos requisitos mencionados acima tem mais alguns fatos importantes é necessário que o candidato saiba ler e escrever, possuir carteira de trabalho, CPF e carteira de identidade, ser responsável pelos seus atos para assim não oferecer risco a vida de terceiros e não estar por algum motivo judicial impedido de obter a carteira de habilitação. 

 

O Programa disponibiliza um número grande de vagas para pessoas que se enquadram nos requisitos para assim conseguir tirar a sua habilitação, já ajudou a muitas pessoas a conseguir um emprego com ajuda da habilitação.


Inscrição no CNH Social 2016

Para realizar a inscrição na CNH Social 2016 não é difícil só basta que os interessados fiquem atentos para saber quando o DETRAN da sua cidade ira abrir vagas, lembrando que para se inscrever na CNH Social 2016 é necessário que os interessados estejam dentro dos pré-requisitos. 

 

O DETRAN disponibiliza um link para que assim seja feita a inscrição, no site também é possível conferir a situação da sua inscrição e conhecer a lista dos aprovados. Ao preencher o formulário de inscrição fique atento para que não haja erros nas informações ali prestadas, para evitar assim problemas futuros com a sua inscrição na CNH Social 2016.

 

 Não perca os prazos para inscrição no programa quem sabe essa não é a oportunidade de conseguir a sua primeira habilitação e assim conseguir um bom emprego. Ao realizar a sua inscrição na CNH Social 2016 será criado um login e senha para que você possa acompanhar a sua inscrição na CNH Social 2016.


Os candidatos serão chamados em uma primeira e segunda chamada dando assim oportunidades para diversas pessoas de participar do projeto. Os documentos necessários para a inscrição na CNH Social 2016 são: Original de fotocópia da carteira de identidade, carteira de trabalho, certidão de nascimento (caso haja dependentes), comprovante de residência atualizado (podendo ser uma conta de luz, água ou telefone), carteira de habilitação (nos casos de renovação ou mudança de categoria) e CPF, é importante levar uma declaração de próprio punho para comprovar que sabe ler e escrever, declaração da renda familiar e termo de responsabilidade que será disponibilizado pelo DETRAN no ato da inscrição que deve ser assinado pelo candidato. 

 

Os critérios para desempate são: maior tempo de desemprego, maior número de dependentes, menos renda familiar e candidatos com maior idade. Para candidatos que nunca tiveram um registro na careira de trabalho os critérios para desempate são: Maior tempo de expedição da carteira de trabalho, maios número de dependentes, menor renda familiar e candidatos com maior idade.
Para se informar mais de como participar do programa CNH Social 2016 acesse o site oficial do programa e conheçam as vantagens em se participar da CNH Social 2016. Não perca mais tempo e fique atento as datas de inscrições, pois as vagas para participar do programa são limitadas e são muitos candidatos concorrendo a mesmo vaga. Se inscreva na CNH Social 2016 e assim facilite a sua inserção no mercado de trabalho, para ter acesso a essa oportunidade acesse detran da sua cidade.

 

Para mais informações visitem o site www.cnhsocial.net.br

 

 

Respeite a Vaga Preferencial
 
A partir de 2016, estacionar em vaga destinada a pessoa com deficiência passará a ser infração grave, com 5 pontos na CNH e multa no valor de R$ 127,69, isso é uma regra para todo o Brasil.
 
 Código de Trânsito Brasileiro
 

Art. 162. Dirigir veículo:

I - sem possuir Carteira Nacional de Habilitação ou Permissão para Dirigir:

Infração - gravíssima;

Penalidade - multa (três vezes) e apreensão do veículo;

II - com Carteira Nacional de Habilitação ou Permissão para Dirigir cassada ou com suspensão do direito de dirigir:

Infração - gravíssima;

Penalidade - multa (cinco vezes) e apreensão do veículo;

III - com Carteira Nacional de Habilitação ou Permissão para Dirigir de categoria diferente da do veículo que esteja conduzindo:

Infração - gravíssima;

Penalidade - multa (três vezes) e apreensão do veículo;

Medida Administrativa - recolhimento do documento de habilitação;

obs.dji.grau.2: Art. 263, II, Penalidades - CTB 

 

 

 

Dicas de como Livrar-se do Medo de Aprender a Dirigir

 

Os principais argumentos para justificar o medo de dirigir são:

 

  • O transito intenso.

  • O aumento da agressividade dos motoristas.

  • As experiências negativas e a falta de autoconfiança para controlar um carro.

  • O prazer de obter a carteira de motorista será proporcional ao esforço que você fizer para superar os obstáculos do caminho.

  • Insista sempre com consciência e mantendo o devido cuidado ao volante.

 

Siga abaixo dicas para superar o medo:

 

  •  Não se maltrate nem desvalorize o seu esforço. Você tem direito de tentar quantas vezes quiser e não é obrigado a ser bem-sucedido na 1° experiência.

  •  É importante encontrar um Instrutor com quem você se sinta à vontade, tranqüilo e confiante.

  •  Peça para mudar de Instrutor se sentir que o seu não valoriza o esforço que você está fazendo para superar os seus limites. O seu Instrutor deve ter paciência e respeitar o seu ritmo.

  •  Não se renda a pressões externas ou internas que condicionem o seu aprendizado como: o tempos, modelos de carros, horas do dia, local das aulas. Para conquistar segurança e aprender a dirigir bem, experimente situações variadas.

  •  Não insista em aprender rápido. Você pode sofrer traumas que afetarão a sua auto-estima e tornarão difícil se recuperar depois. Além disso, você pode acabar expondo a si mesmo e outras pessoas a um perigo desnecessário.

  •  O seu papel é utilizar bem os seus recursos e não tentar controlar o ambiente à sua volta. Coloque à prova os seus reflexos e aptidões em situações variadas de aprendizado, familiarize-se com os dispositivos dos carros, assimile com responsabilidade as leis de trânsito, ganhe experiência.

  •  Aposte nas aulas práticas para desenvolver habilidades e reforçar os seus talentos naturais. O importante é ir melhorando, não importa em quanto tempo.

  •  Não desista de aprender antes de ter esgotado todas as possibilidades.